0

História da Decoupage

A origem da técnica remonta ao século XVII, quando a burguesia italiana copiou a laca chinesa usada nos móveis da nobreza. Da Itália, a decoupage chegou à França e Inglaterra. Sua mais conhecida praticante foi a rainha Maria Antonieta que, por volta de 1780, criou uma peça com esse tipo de trabalho.

Existem dois períodos na prática da decoupage. No primeiro período os produtores de peças em decoupage tinham que se virar para aplicar os recortes e no acabamento um bom verniz sempre ajudava na proteção final. Com o aumento da utilização dos guardanapos houve a necessidade de produtos (colas especiais) para aplicação e proteção. Surge então o segundo período da decoupage onde as colas especiais se tornaram produtos indispensáveis na elaboração de produtos de qualidade.

História dos Guardanapos

Os guardanapos eram produzidos (principalmente na Alemanha e Holanda) para mesa posta, fazendo às vezes uma composição com pratos, xícaras, etc. Um detalhe muito importante, e por exigência dos consumidores mundo afora, é que os guardanapos produzidos na Europa são coloridos com corantes naturais a base d'água para serem levados à boca. Os artesãos começaram a utilizar o guardanapo no artesanato por sua textura (utiliza-se somente uma das 3 folhas do guardanapo) que facilitava a penetração da cola permeando o guardanapo no objeto a ser decorado. Rapidamente os fabricantes de material para artesanato desenvolveram colas especiais que permitiram a aplicação também em tecidos (podendo ser lavados até em máquinas) e vasos que depois poderão ficar expostos às intempéries. Os fabricantes ficaram deslumbrados com a nova utilização do produto e aumentaram consideravelmente sua produção. A maior surpresa para os fabricantes foi a grande exportação dos guardanapos para o hemisfério sul, que não utiliza esses guardanapos para mesa posta e sim firmemente no artesanato.


0 comentários:

Postar um comentário